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Por: Fábio Iwakura
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As reuniões de equipe podem, por muitas vezes, serem julgadas como uma atividade tediosa, cansativa e desnecessária, mas esta visão se distancia muito da realidade e, com os temas que serão abordados abaixo, sua percepção acerca desse assunto, certamente, não será mais a mesma.
Antes de começar, é válido que reconheçamos: sim, reuniões sem um objetivo claro e que parecem não surtir nenhuma evolução nem para o líder, nem para os empregados, têm todos os elementos que compõem uma má e improdutiva reunião. Com isso, já entendemos que o alinhamento com seus colaboradores – desde que bem executado -, jamais será seu inimigo. Ao contrário, será seu aliado insubstituível na administração de um agradável ambiente de trabalho.
A seguir, destacarei os principais pontos de atenção para que alcance reuniões mais efetivas e uma clínica muito mais organizada:
Tenha sempre um planejamento de tempo!
–Este pode ser considerado um tópico central, porque está diretamente ligado a uma outra questão que fará toda a diferença em sua reunião: a presença – ou falta – de uma pauta realmente relevante. Isso porque uma reunião que se estende muito ou termina repentinamente, soa como uma atividade desnecessária que, além de, possivelmente, não trazer nada de útil consigo. Ou ainda poderá transparecer aos seus funcionários que você não valoriza o tempo deles, dada a convocação destes para um evento que nem mesmo o organizador tem pleno conhecimento do objetivo. Isso, a longo prazo, ainda afetaria a motivação dos empregados e, aí sim, o que deveria ser vantajoso, se tornaria um enorme problema.
Tenha sempre uma idealização de todos os assuntos que serão abordados e, assim, conseguirá realizar todos os alinhamentos que deseja sem que a conversa seja tão breve que pareça desnecessária ou tão longa que se torne maçante.
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Use a circunstância a seu favor!
Para marcação de sua reunião, separe sempre um horário coerente e que possa ser mais produtivo para conseguir extrair o máximo que puder deste encontro. Caso o faça pela manhã, é mais provável que tenha seus funcionários dispostos e interessados na conversa, isso seria muito mais inviável no final de uma tarde de sexta-feira, por exemplo.
Um encontro realmente produtivo, onde todos estão empenhados no mesmo objetivo, resultará em ótimos frutos, afinal, o trabalho em equipe tende a se sobressair ao individual.
Secretária desmotivada e com baixo desempenho? Leia o meu artigo https://consultordedentistas.com.br/2021/07/29/dicas-para-motivar-a-sua-secretaria/
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Faça todas as considerações que julgar necessárias, mas, também, escute.
Claro, não é esperado que todas as suas reuniões sejam baseadas apenas nas opiniões ou reclamações dos funcionários – isso, na verdade, novamente, transpareceria a imagem de que os encontros foram em vão -, mas esteja sempre atento para que a conversa não mantenha um tom autoritário.
Para o funcionário, a sensação de que pôde expor seu modo de pensar e que sua opinião foi, ao menos, considerada, pode ser muito agradável do que parece.
Sempre mantenha o controle, mas, de modo geral, o rumo saudável de uma reunião entre líder e funcionários pode ser resumido a uma palavra: equilíbrio.
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