Dicas para motivar a sua secretária

Dicas para motivar a sua secretária

Secretária desmotivada? Veja dicas de como estimular a sua secretária a produzir mais.

A sua secretária vem demonstrando desmotivação no trabalho? É visível a falta de estímulo nos afazeres diários? Você sente que é necessário oferecer “algo mais” à profissional, para dar um “up” em sua performance? Se você está vivenciando uma situação semelhante a esta, saiba que existem várias atitudes que podem ser implementadas em sua clínica, visando motivar a sua secretária, sendo muitas delas relacionando metas com recompensas. Leia o meu artigo até o final e descubra o que você pode fazer a partir de hoje.

Estímulos financeiros ajudam!

Geralmente o primeiro estímulo que pensamos oferecer à nossa colaboradora está relacionado a dinheiro. É verdade que existem possibilidades de, além do salário da mesma, oferecer adicionais como premiação, comissão ou bonificação. Mas antes de pensarmos sobre isso, vamos deixar claro que existem duas formas de motivar um profissional: através dos incentivos financeiros  e do incentivos não-financeiro.

Iniciemos pelo incentivo financeiro. Como o próprio termo deixa claro, relaciona-se à questão da remuneração. Certamente um bom salário (acima da média de mercado) é um importante fator motivacional para a sua secretária. Mas caso você não tenha condições de arcar com este compromisso, uma alternativa é acrescentar um ganho através de gatilhos, como comissionamento ou premiação. Nestes casos, se faz necessário vincular esses adicionais a metas.

Por exemplo: a secretária pode receber uma comissão de X reais a cada paciente que ela conseguir reativar (trazer de volta paciente que há mais de um ano não comparecem à clínica), ou receber X % de valores inadimplentes recuperados. Ou então receber uma premiação ao final do ano por não ter faltado ao trabalho ou um 14º salário como bonificação pelos bons trabalhos prestados ao longo do ano.

Nunca foi só dinheiro!

Mas como eu havia comentado anteriormente, existem também os incentivos não-financeiros, que não devem ser ignorados! Dentre eles, eu destaco: convênio com empresas, treinamentos, confraternizações, presentes em datas especiais e reconhecimento.

Mesmo a sua clínica sendo de pequeno porte, saiba que é possível você oferecer a sua secretária (e aos demais colaboradores) convênios com empresas que possibilitem descontos ou outras vantagens. Você pode firmar convênios diretamente com as empresas (farmácias, academias, escola de línguas, faculdades, pet shops, entre outros) ou se associar a associação comercial de sua cidade – neste caso, a própria entidade firma parcerias e beneficia a todos os afiliados. Bacana, não?

O treinamento também é uma boa maneira de motivar a sua colaboradora. Demonstra a sua preocupação em capacitá-la, e o quanto você a valoriza. Existe a sua disposição uma ampla gama de treinamentos direcionados a secretárias de clínicas odontológicas ofertados no mercado, seja de forma presencial ou online, focado em atendimento, vendas, gestão, negociação, entre outros. Para todas as necessidades e bolsos.

As confraternizações são ótimas oportunidades para você estreitar relacionamento com a sua secretária e demais membros da equipe. Motivos não faltam: confraternização de final de ano, aniversário dos colaboradores, aniversário da clínica, comemoração por meta batida. Esses eventos sociais podem se limitar a uma festinha na própria clínica, a um churrasco em uma chácara com todos os funcionários e familiares reunidos, um jantar em uma pizzaria ou mesmo um happy hour em um barzinho descontraído. Esses encontros permitem que todos se conheçam melhor fora do ambiente de trabalho, gerando mais confiança entre os profissionais. O resultado disso é maior engajamento da equipe.

Você pode ainda oferecer presentes em datas especiais, como no aniversário da sua secretária. Esse presente pode ser na forma de um jantar com acompanhante em um badalado restaurante de sua cidade, um vale-presente ou até mesmo um dia de folga.

Elogio: quem não gosta?

E para finalizar, uma atitude simples, que não gera despesa nenhuma para você, mas que traz um alto grau de satisfação à sua secretária: o reconhecimento! Ser elogiado pelo bom trabalho executado, ter o empenho reconhecido pelo chefe, receber um feedback positivo. Tudo isso demonstra que você, enquanto líder e gestor, não está alheio ao trabalho da secretária. Muito pelo contrário, tem acompanhado o seu esforço e valorizando a sua dedicação.

Empreendedor da odontologia, nunca se esqueça que você, enquanto proprietário de uma clínica/consultório ocupa a posição de líder e gestor de pessoas. Entenda a importância da gestão de pessoas na condução da sua clínica clicando aqui. Cabe a você acompanhar o trabalho de sua secretária, intervindo de forma positiva, sempre que necessário. Afinal, o desempenho de sua colaboradora trará consequências para o seu negócio: seja de forma positiva ou negativa. Depende muito de você!