A gestão de Pessoas como Estratégia para o Sucesso do seu Negócio

Durante a faculdade, o dentista em formação adquire uma bagagem de aprendizado fundamental para sua carreira profissional. Estamos nos referindo a conhecimentos de cunho técnico e científico. No entanto, há muitas outras habilidades que somente o tempo e a experiência são capazes de ensinar.

Sabemos que poucas instituições de ensino se preocupam em oferecer disciplinas de gestão e empreendedorismo, que orientam o cirurgião-dentista, entre outros, a como montar e gerenciar o seu próprio consultório.

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Então a pergunta é: o que fazer para prosperar no seu negócio? Um dos aspectos que não podem ser negligenciados está ligado à gestão de pessoas. Afinal, como empreendedor e proprietário de uma empresa (o seu consultório é uma empresa), você está à frente de uma equipe e precisa aprender a liderá-la. Não importa se estamos falando de um time de vários profissionais – secretária, auxiliares, cirurgiões-dentistas – ou somente de uma recepcionista.

Neste artigo, vamos orientá-lo a desenvolver uma eficiente gestão de pessoas, criando assim um ambiente propício ao sucesso do seu negócio.

O que é gestão de pessoas?

Gestão é sinônimo de administração. Sendo assim, podemos definir gestão de pessoas como a prática de organizar e conduzir a sua equipe. Por menor que seja o seu consultório, certamente você já notou que não é capaz de “fazer tudo sozinho”. Por mais polivalente que você seja, não é possível – nem recomendado – assumir todas as funções e demandas existentes na clínica.

São várias as demandas existentes diariamente em seu negócio: atendimento ao paciente (por telefone e presencialmente), limpeza e organização do ambiente, gerenciamento das redes sociais, controle financeiro, higienização e esterilização dos materiais, entre outros. Se você se sujeitar a realizar todas essas atividades, deixará de focar naquilo que é mais importante: o seu paciente.

A tarefa de gerenciar pessoas é considerada complexa, pois envolve liderar pessoas de perfis distintos, com interesses individuais.

É importante destacar que a gestão de pessoas não envolve apenas a liderança de pessoas. Engloba também outros importantes aspectos, como:

  • Procedimentos definidos de recrutamento, seleção, contratação e capacitação de funcionários.
  • Política de cargos e salários.
  • Avaliação formal de desempenho.
  • Programas de incentivo.
  • Sistema de comunicação interna.
  • Definição e propagação de um código de conduta.

Gerenciar pessoas é mesmo importante?

Não tenha a menor dúvida disso! Entenda que os seus colaboradores representam o ativo mais importante do seu consultório. E que por esse motivo, responsabilizar-se por eles é imprescindível. Gestão de pessoas é cuidar de gente.

De pouco adianta investimentos em propaganda para atrair pacientes; uma excelente estrutura física; equipamentos de última geração e técnicas avançadas de odontologia se a sua equipe não está sintonizada com o seu propósito e motivada para buscar as metas pretendidas. É função da gestão de pessoas capacitar, motivar e desenvolver talentos. O seu paciente percebe qualidade não só em você, mas também em cada momento de contato com os demais integrantes da equipe. Então, se o sucesso do seu negócio não depende somente de você, eis um bom motivo para assumir a gestão do seu pessoal.

Como se tornar um bom gestor de pessoas

O primeiro passo para fazer as coisas fluírem é manter um bom relacionamento com os colaboradores, transmitindo confiança a cada um deles. Depois, é preciso promover a integração entre eles para garantir uma boa convivência no ambiente de trabalho. Além disso, elencamos uma lista das prioridades para uma gestão eficiente:

  • Promova treinamentos a toda equipe; quanto mais capacitação maior será a garantia de ter profissionais de excelência ao seu lado.
  • Não sobrecarregue ninguém; saiba dividir as funções entre todos os membros.
  • Defina metas: é importante que os seus colabores tenham objetivos mensais para alcançar.
  • Encare a clínica como uma empresa; trate-a com a seriedade necessária.
  • Mantenha a equipe motivada; elogie, forneça feedbacks sinceros e dê aconselhamentos.
  • Premie os colaboradores todas as vezes que os objetivos da clínica forem alcançados;
  • Desenvolva um sistema de comunicação interno eficiente, que permita a rapidez na disseminação das informações da clínica.
  • Garanta sempre que os seus colabores estejam empenhados no mesmo propósito que o seu.

Por fim, nunca se esqueça: tome as medidas necessárias no momento certo. Pensa antes de qualquer atitude, sempre zelando pelo sucesso da clínica ou consultório.

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