Saiba como ter Sucesso Financeiro em seu Consultório Odontológico. Faça um planejamento Financeiro.
Obter sucesso financeiro não significa ter inúmeros clientes, afinal, quantidade não ajuda a definir a qualidade. Para melhorar a rentabilidade de seu consultório é preciso estar preparado para planejar, mudar e organizar a forma como você lida com suas finanças.
Pensar só na melhor forma de atender seus clientes não basta. A primeira coisa que precisamos fazer é criar uma lista que possa definir o que é prioritário, quais são as metas, definir o que precisa ser feito, qual o caminho para concretizar suas ações de forma organizada. É a gestão financeira que fará a diferença para sua clínica ser um sucesso ou não.
Planejamento
Para sucesso financeiro, você deve unir seu conhecimento na área da odontologia com o conhecimento que você precisa adquirir como gestor.
Não se assuste, mas é preciso estar preparado e se concentrar tendo em vista bons de resultados e não ter que procurar métodos para seu consultório sobreviver. Como gestor você precisa estar atento ao controle das consultas, controle de custos, a quantidade de dinheiro que entra e sai, o preço dos protocolos, a necessidade de investir em equipamentos, especializações e lucro pessoal.
Mas antes disso, temos que colocar no papel as primeiras informações importantes e seus cálculos:
1ºQuanto dinheiro bruto é necessário por mês?
2ºQual a média de variação de dinheiro por mês?
3ºQuanto vale cada hora de trabalho?
4ºComo conseguir mais lucro?
5ºComo não ter prejuízos?
As respostas para essas perguntas ajudarão a buscar a melhor forma de investir, qual o valor de reserva e qual tem que ser o valor cobrado por cada procedimento.
Fazer o planejamento a amplia sua visão sobre o controle financeiro a longo prazo e analisar qual o melhor caminho para atingir sua meta.
Empresa
No trabalho odontológico existe a preocupação com o tempo para cumprir seus horários, atender o máximo de pacientes possível, análises de diagnósticos. Ocupado com tantas coisas referentes ao seu trabalho, a administração e gestão acabam sendo deixadas de lado.
Só que seu consultório não é só seu lugar de trabalho. É, também, a sua empresa que precisa de seus cuidados para continuar funcionando para trazer mais lucros.
Gestor
A gestão da finança é o que mantem a empresa de pé. Ela deve ser feita tendo uma estratégia de negócios e uma boa administração. Você precisa tirar um tempo para criar sua estratégia de trabalho que não atrapalhe sua vida profissional, mas que se junte com sua necessidade de ser gestor para controle financeiro.
Capital
O capital é o dinheiro que precisa ser investido para ter seu consultório e pagar as primeiras despesas como o estoque do primeiro mês, as contas, documentações e o marketing necessário. Com isso, é possível saber o valor de investimento.
É importante pensar em manter um bom atendimento e, para isso, é preciso ter funcionários competentes para diversas atividades dentro de seu consultório: um bom recepcionista que seja bom em lidar com o público e em organizar horários, um assistente para facilitar a execução do trabalho, um funcionário para fazer a limpeza, entre outros. Isso, é o que ajudará a definir a qualidade no atendimento, pois a organização é muito importante e deve ser mantida sob controle.
Software
Todos os dias o fluxo do caixa deve ser analisado. É importante obter um bom software feito exclusivamente para esse tipo de negócio que facilite fechar o caixa de forma eficiente todos os dias. Os valores apresentados irão ajudar no planejamento dos gastos de todos os meses.
Assim, é possível fazer uma estimativa do lucro e quando ele começará a ser obtido. Pense nos valores de cada procedimento que irá realizar e de quantas consulta serão necessárias. Essas informações precisam ser viáveis e com maior nível de precisão para não correr o risco de cobrar um valor muito inferior em relação ao mercado e em relação as suas necessidades financeiras.
Obs.: Mantenha uma reserva para acontecimentos imprevistos.
Nos dias de hoje é vital fazer marketing digital como um investimento. A internet com suas mídias sociais é a propaganda mais moderna e interessante para investimentos em busca de clientes, através da criação de uma imagem atraente para seu consultório.