Com a pandemia meus pacientes sumiram. O que fazer?

A pandemia tem afastado os pacientes dos consultórios odontológicos, causando preocupações nos cirurgiões-dentistas. A algo que esses profissionais possam fazer a respeito?

Não é preciso dizer que estamos vivenciando um momento que jamais poderíamos imaginar. Algo só visto em filmes de ficção. Uma pandemia que assola todo o planeta e que aterroriza a todos nós. Em consequência disso, a insegurança nos atormenta. Estamos preocupados. Estamos com medo.

Atualmente as clínicas e consultórios sofrem pela redução da presença de seus pacientes. Muitos pacientes optaram por esperar, e afirmam só voltar a frequentar o seu dentista quando a poeira baixar. Outros interromperam o seu tratamento, também preocupados. O resultado desse comportamento nas finanças da sua clínica é muito claro (e lamentável): queda de faturamento.

O que você, empreendedor da odontologia, pode fazer para reverter essa situação? Qual a melhor estratégia para trazer o seu paciente de volta? É possível fazer com que o seu paciente sinta-se seguro e retome o tratamento?

Para você conhecer as respostas a essas indagações, continue lendo o meu artigo.

Cabe ao cirurgião-dentista proporcionar segurança ao paciente

A volta do paciente à sua clínica só depende de um fator: segurança! Ele precisa se sentir seguro no ambiente da sua clínica. Ele precisa ter a certeza que você e sua equipe estão tomando todas as medidas de precaução que lhe garanta um atendimento livre de riscos de contaminação do Covid-19. E quem deve lhe proporcionar esse sentimento? Claro, você!

Sendo assim, é de responsabilidade do profissional e da sua equipe, conquistar a confiança de seus pacientes, através de mensagens, vídeos e fotos. Lance mão de todos os recursos disponíveis para comunicar todos os procedimentos de biossegurança que a sua clínica está adotando.

Biossegurança em primeiro lugar

É claro que, antes de qualquer outra coisa, a sua clínica deve implementar todas as medidas de biossegurança recomendadas pelas autoridades de saúde: pré-anamnese (no momento do agendamento da consulta), tapete sanitizante ou propé, aferição da temperatura corporal do paciente, distanciamento entre as cadeiras da recepção, álcool em gel.

Da mesma forma, cuidados especiais no consultório, como: higienização de todo o ambiente, uso de equipamentos de proteção individual de toda a equipe – inclusive para o paciente – e desinfecção de todos os equipamentos e instrumentais.

Quando o paciente for atendido, é muito importante que você demonstre esses cuidados, mencionando os procedimentos adotados e como tudo isso garante a segurança do paciente. Se possível, realize algumas dessas ações – como a desinfecção dos equipamentos, paramentação – na frente do próprio paciente. Assim, ele não apenas testemunha os cuidados como passa a se sentir mais seguro durante o tratamento.

Explore os seus canais de comunicação para tranquilizar os pacientes

Após implementado toda as medidas de biossegurança, é hora de divulgar esses cuidados aos seus pacientes e potenciais pacientes. Para isso, faça uso de todos os canais de comunicação que você tem a disposição.

Grave vídeos demonstrando os cuidados adotados – sua auxiliar higienizando o seu consultório e desinfectando os equipamentos – inclusive você se paramentando. Enquanto você se veste, comente sobre a importância de todos os equipamentos que você está usando. Fotografe todos os materiais/utensílios/equipamentos que garantem a segurança do paciente: álcool em gel na recepção, tapete sanitizante, propé, termômetro digital, equipamentos de proteção individual (EPI`s). E se você conseguir depoimentos de clientes atestando todos os seus cuidados e

Reúna todos esses materiais e encaminhe, através da sua lista de transmissão do whatsapp, e-mail e SMS. Publique nas redes sociais da clínica e também em seu site. Juntamente com as imagens, redija um texto objetivo, onde você tranquiliza o seu paciente e cita todos as medidas de precaução que estão sendo adotadas. Deixe claro que você e sua equipe estão comprometidas com a segurança do paciente e que ele pode continuar confiança em sua clínica, pois vocês continuarão cuidando bem dele.

Temos certeza do seu êxito, pois essas estratégias estão sendo adotadas pelos nossos clientes, com bastante sucesso. Gradativamente, os pacientes ganham confiança e retornam às clínicas. Isso é um mérito dos empreendedores da odontologia que não esperam a vida voltar ao (novo) normal. Eles fazem as coisas acontecerem.

Se você, cirurgião-dentista, está em busca da fidelização de seus pacientes, mas não sabe o que fazer, saiba que nós da Consultor de Dentistas, somos especialistas em desenvolver estratégias de marketing de relacionamento que vão proporcionar não apenas a retenção do seu paciente, como também a indicação de novos pacientes. Vamos conversar?

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