Biossegurança no Consultório Odontológico: Nada será como Antes

“Prevenir é melhor do que remediar”, diz o ditado. A máxima pode ser aplicada em diversas áreas e situações, especialmente quando o assunto é saúde. Nos ambientes de consultórios e clínicas odontológicas, onde existe a possibilidade de contaminação por bactérias oriundas do paciente, dos dentistas e até mesmo dos equipamentos, é fundamental que os profissionais estejam atentos às medidas de segurança.

O que é biossegurança?

Conforme aponta Ana Maria Razaboni, doutora e professora da FORP-USP (Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo), biossegurança pode ser definida como medidas que têm como principal finalidade dar proteção e segurança aos pacientes e profissionais de uma determinada área. A biossegurança, então, é importante para procedimentos estéticos, médicos e odontológicos.

Dr(a). antes de começar a ler este Artigo, gostaria de fazer 4 perguntas.

1 – Você gostaria de ganhar mais notoriedade, sendo mais conhecido e lembrado?
2 – Gostaria de ser admirado, nas suas especialidades?
3 – Quer fortalecer sua imagem pessoal e profissional?
4 – Conquistar mais confiança de potenciais pacientes e ser requisitado por isso?

Se a resposta for sim, você precisa adquirir o GUIA que lancei recentemente que vem transformando a realidade de muitos Dentistas:

Conheça mais clicando no banner abaixo:

Como os dentistas e os pacientes ficam expostos a uma série de materiais orgânicos durante os procedimentos – como saliva e sangue –, é preciso reduzir os riscos de contaminação por agentes infecciosos, como bactérias e fungos.

Medidas de biossegurança

O conceito de biossegurança envolve várias medidas que podem ser adotadas com o objetivo de reduzir o risco de infecção cruzada, de contaminações e de transmissão de doenças infecciosas. A primeira prevenção necessária é a vacinação. Todos os profissionais inseridos no ambiente odontológico precisam estar imunizados contra doenças infecciosas, com destaque para sarampo, febre amarela e, principalmente, hepatite B.

Outra medida de biossegurança bastante conhecida é o uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), que podem ser definidos como itens físicos que reduzem os riscos de contaminação e infecção. Alguns EPIs importantes são:

  • Máscara: as máscaras devem possuir três camadas e precisam proteger as vias aéreas superiores. Vale lembrar que é um EPI descartável.
  • Óculos de proteção: os óculos de proteção consistem em uma barreira de proteção não somente biológica, mas também mecânica. Isso porque esse EPI protege das contaminações ao mesmo tempo que impede que equipamentos cirúrgicos atinjam os olhos. Os óculos de proteção devem ser fechados na lateral e precisam ser lavados e desinfetados após cada uso.
  • Luvas: as luvas devem ser utilizadas em todos os procedimentos odontológicos, uma vez que impedem que as mãos do dentista entrem diretamente em contato com a boca do paciente. O profissional deve lavar as mãos antes de calçar as luvas e, após o usar, descartá-las no lixo contaminado.

Ademais, a biossegurança é formada por métodos de eliminação de microrganismos, os quais devem ser aplicados nas ferramentas que serão utilizadas durante o procedimento. Alguns desses métodos são:

  • Assepsia
  • Desinfecção
  • Esterilização

Covid-19: nada será como antes

Com a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19, a rotina de todos os profissionais foi afetada. De acordo com o CFO (Conselho Federal de Odontologia), é de responsabilidade de todos os dentistas adotar medidas de prevenção e controle de infecção para evitar ou reduzir a transmissão da doença.

No e-book “Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos”, disponibilizado pelo CFO, estão descritas as possíveis rotas de transmissão do novo coronavírus em consultórios e clínicas odontológicas: pelo ar, por gotículas, por contato com superfícies contaminadas, por contato direto e por contato indireto. Por isso, o manual foi elaborado com base em quatro agentes essenciais envolvidos nos procedimentos odontológicos: a clínica, o dentista, a equipe auxiliar e os pacientes.

No caso da clínica, o manual indica que são necessárias as seguintes medidas: disposição de máscaras cirúrgicas, álcool em gel e lenços descartáveis para os pacientes, além de lembretes visuais que auxiliem na lavagem de mãos e demais medidas de segurança.

Quanto ao profissional e à equipe auxiliar, é preciso estarem sempre atentos à rotina de higiene, bem como à desparamentação dos EPIs. Os pacientes, por sua vez, devem respeitar as orientações gerais de higiene, como higienização das mãos e uso de máscaras, bem como distanciamento mínimo dos demais.

O conteúdo completo do manual pode ser acessado aqui.

Precisa de ajuda profissional para melhorar a performance de seu consultório? Entre em contato conosco! Nós, Consultores de Dentistas, somos especialistas em oferecer soluções para clínicas e consultórios odontológicos.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!