Quando você decide montar o seu próprio consultório odontológico muitas questões devem ser levadas em consideração, afinal você passará a “brigar “com vários e bons profissionais na área. Apesar da alta competitividade que você vai encontrar, a boa notícia é que ainda existe espaço no mercado. Mas para isso é imprescindível a definição de estratégias sólidas e foco no objetivo principal do negócio: a construção de um consultório bem estruturado, gerido de forma profissional e que ofereça serviços de qualidade aos pacientes.
Mas e aí, como fazer para ter excelência desde o começo das atividades? Para ser destaque você precisará de muita determinação e visão estratégica. Preparado? A seguir, confira uma lista de 6 dicas essenciais para ter um consultório de sucesso. Veja mais:
1. Análise da Concorrência.
Colocamos como ponto mais importante desta lista a análise da concorrência. Ao definir por uma região para a instalação do seu consultório, certamente você irá encontrar vários concorrentes à sua espera. Sendo assim, se fará necessário o levantamento de informações sobre esses concorrentes, buscando oferecer ao seu público-alvo, novidades e diferenciações em relação ao que já está sendo ofertado por outros consultórios. Isso porque, depois da inauguração do seu negócio, a sustentabilidade do seu consultório dependerá justamente dos serviços diferenciados e superiores que você praticará. Entre os aspectos que você precisará analisar em seus concorrentes, destacam-se:
- O público atendido (pacientes particulares ou de convênio);
- Perfil dos pacientes (classe social, faixa etária);
- Especialidades do consultório;
- Tempo de atuação na região;
- Estrutura física da clínica;
- Diferenciais do consultório;
- Estratégias de comunicação utilizadas.
Olhe cuidadosamente para cada um desses aspectos, anote todos os dados levantados e comece a estabelecer formas de fazer diferente, sempre respeitando o propósito central do seu negócio.
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2. A Localização do Consultório.
Segundo o Sebrae, a localização deve ser pensada de acordo com o nicho de mercado ao qual se deseja atingir. Afinal, as primeiras pessoas a observar sua clínica serão aquelas que estão próximas a ela. A dúvida que geralmente surge quanto à localização do consultório é: me instalar em um edifício comercial ou em um ponto de rua? Em ambos os casos, encontramos pontos favoráveis e desfavoráveis. Ao se optar por um centro comercial, existe a vantagem da segurança, do reconhecimento do local (caso seja um edifício renomado), do estacionamento particular (geralmente existe um no térreo). Por outro lado, existe a possibilidade de alto custo, com aluguel e condomínio, e a necessidade de se investir mais em propaganda, haja visto que o consultório terá a visibilidade de quem está na rua. Já a escolha de um ponto de rua apresenta como vantagem o fato de possui maior visibilidade de sua fachada, conseguindo captar pacientes que transitam pela região. Também a possibilidade de maior espaço (tamanho da sala) e facilidade de acesso (muitos pacientes são resistentes a edifícios comerciais por conta da necessidade de se identificar na portaria e uso do elevador, acredite). Por outro lado, como desvantagem, a maior insegurança. A sua decisão precisa considerar todos os pontos levantados, além do quesito custo-benefício.
3. Regularize a Clínica
Para garantir o funcionamento do seu consultório, é fundamental regularizá-lo perante a vigilância sanitária, pois ela será o órgão responsável pela solicitação de diversos documentos que buscam adequar todo o serviço. Tanto que, para evitar intercorrências, o projeto inicial de construção deverá passar pelo crivo do órgão. Sugerimos também a contratação de um escritório de contabilidade, que ficará encarregado dos trâmites burocráticos – não se esqueça que o seu consultório é uma empresa e como tal, está sujeita a inúmeras exigências da prefeitura e órgãos municipais. Pense sobre a possibilidade de constituir-se juridicamente (transformar o seu consultório em uma empresa com CNPJ). Isso pode trazer uma série de benefícios fiscais a você e ao seu negócio.
4. Equipe Qualificada
Nunca se esqueça que o seu sucesso não depende somente de você, e sim de uma equipe qualificada que trabalha focada no propósito do seu negócio. Você não vai conseguir remar sozinho nesse mar turbulento, repleto de tubarões. Por conta disso, contar com um tipo qualificado é imprescindível. Quando você encontra pessoas que acreditam no sucesso do negócio assim como você, tudo flui mais facilmente. Por isso, é importante escolher colaboradores que dividam os mesmos objetivos e propósitos que você tem em mente. Uma equipe qualificada, que envolva a secretária, auxiliar, dentistas exige um processo bem conduzido de recrutamento, seleção, capacitação e monitoramento de performance. Lembre-se que o seu paciente percebe a qualidade do seu serviço, observando não somente o seu trabalho, mas também de todos os integrantes da sua equipe.
5. Plano de Marketing
Como em toda empresa, o Marketing é essencial para dar visibilidade ao negócio. E no seu consultório, ele será parte fundamental para a captação de novos pacientes, bem como divulgação dos serviços. Seja online ou offline, crie um plano eficiente, elencando todas as estratégias a serem trabalhadas da inauguração ao decorrer do funcionamento do consultório. Defina estratégias de comunicação e relacionamento alinhadas com o seu propósito e com o perfil dos seus pacientes. O marketing ajuda o seu consultório a conquistar novos pacientes e a reter os pacientes atuais.
6. Gestão Financeira
Por último na lista, mas um dos principais pontos a observar. A área financeira é o coração de todo consultório odontológico. A gestão financeira envolve o pleno controle de todas as receitas e despesas, a separação do dinheiro da clínica do dinheiro do proprietário, o acompanhamento da movimentação do seu caixa, o controle de inadimplência, o estudo do retorno dos investimentos, a análise dos resultados mensais (faturamento, custos, lucratividade, tíquete médio), o planejamento orçamentário dos próximos meses. Somente praticando uma gestão financeira eficiente é que podemos considerar que um consultório está sendo gerido de forma profissional, estando então apto a se tornar autossustentável, sem depender do aporte financeiro do seu proprietário.
Seguindo à risca cada uma dessas dicas você estará sempre a frente dos concorrentes, rumo ao sucesso do seu consultório!
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