Conheça alguns passos fundamentais para ajudar a diminuir a falta dos pacientes nas consultas.

Dos dentistas mais novos aos mais experientes há uma questão em comum entre eles: pacientes que faltam às consultas. Essa é uma situação corriqueira em consultórios odontológicos, no entanto a grande preocupação é quando isso começa a acontecer com determinada frequência, fazendo com que o profissional fique muito tempo ocioso, e ainda, seja impedido de atender a pacientes que realmente desejavam se consultar. Algumas vezes, isso acaba resultando na redução do faturamento mensal, ou seja, ocasiona prejuízo para clínica.

Mas afinal, já se perguntou como é possível resolver problemas como faltas e cancelamentos “em cima da hora”? Neste artigo você vai descobrir alguns passos fundamentais para diminuir a falta dos pacientes e garantir uma agenda organizada:

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1. Priorize o compromisso

Para que seus pacientes tenham consciência da importância de chegar dentro do horário agendado, você também precisa dar o exemplo. Por isso, se organize para atender a cada um deles dentro do combinado, evitando atrasos. Afinal, assim como você, quem agendou também possui outros afazeres ao longo do dia.

Sem contar que, essa é uma forma de demonstrar ao paciente que o diferencial do seu consultório é tratá-lo como prioridade, sempre honrando o compromisso de prestar a ele um atendimento humanizado dentro da data e horário previsto.

2. Comunique os pacientes com antecedência

Muitas vezes, o paciente se distrai e confunde o dia do agendamento ou mesmo esquece do compromisso. O resultado disso você já sabe: ele não comparece ao consultório. Alternativas que ajudam a solucionar esse problema é realizar a confirmação com antecedência. O ideal é que ela ocorra, pelo menos, 24h antes do agendamento. Assim, caso haja desistência ainda sobrará tempo para comunicar um outro interessado. O que não aconteceria, se tudo fosse feito às pressas. Esse contato com o paciente pode ser feito através do WhatsApp ou por telefone. Verifique antecipadamente qual a melhor alternativa para o seu paciente. E solicite ao paciente que, caso haja impossibilidade de seu comparecimento no horário agendado, que ele comunique à clínica para que seja possível o aproveitamento do horário por outro paciente.

3. Esclareça todas as informações necessárias

Certifique-se de quando for o primeiro agendamento do paciente, geralmente isso é feito pela recepcionista. Peça para que ela explique com detalhes o endereço da clínica, bem como os meios disponíveis para contato. E ainda que não seja o primeiro, é primordial passar todas as informações e tirar dúvidas, principalmente, se o paciente for submetido a algum procedimento com necessidade de tomar alguns cuidados antes.

4. Monitore os agendamentos da recepcionista

Nada como conferir de perto o trabalho realizado por sua equipe, não é mesmo? Esteja sempre atento aos agendamentos feitos pela recepcionista, verifique se os horários estão muito pertos um do outro, ou então, muito espaçados. Isso garantirá que tudo fique organizado e que não haja problemas futuros.

Outro ponto importante é, tenha um software para gestão da sua clínica. Não confie somente nas agendas de papel, pois em dias lotados será complicado deixar tudo no seu devido lugar, sem risco de confusões. E não queremos isso, certo? Logo, ter um software eficiente é um investimento essencial para o funcionamento adequado do trabalho da recepcionista e, por consequência, o seu também.

Então se você quer diminuir as faltas dos seus pacientes, analise se está seguindo todos esses passos e o que pode melhorar dentro de cada um deles para contribuir com o comparecimento de todos.

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