Conheça algumas dicas de como posicionar sua clínica no mercado odontológico.

O mercado odontológico é, sem dúvidas, um segmento que se torna cada vez mais promissor. Destaque para o Brasil que além de ser o país com maior número de dentistas, também ocupa a 4ª posição no ramo de higiene bucal do mundo. Em contrapartida, não há como deixar de lado a concorrência e os desafios que são enfrentados para se alcançar uma posição de sucesso.

Logo, para conquistar credibilidade você precisa manter um serviço de qualidade, claro. Mas também, deve focar em estratégias e ações que resultem em um posicionamento sólido de forma que o seu consultório fique em evidência em meio a todos os outros. Entende?

Ainda que tudo isso pareça muito claro, qual seria a forma ideal para se posicionar no mercado odontológico? Hoje, você vai descobrir quais passos deve seguir para que o seu posicionamento de mercado destaque a marca da sua clínica e garanta resultados qualificados.

A seguir, leia todas as dicas:

Entenda definitivamente o que é posicionamento

Primeiro, tenha em mente que o posicionamento é forma como as estratégias serão determinadas para que as pessoas notem a sua marca, ou seja, a maneira como você deseja que ela seja vista pelos clientes. Basicamente, trata-se de um processo que parte do profissional em direção ao público-alvo e não ao contrário. Por isso, é muito importante estabelecer algo eficaz.

Mantenha coerência de acordo com as categorias

Antes de qualquer dica, você precisa entender um ponto que te acompanhará pelo resto da sua carreira: seja um especialista dentro da categoria que almeja e, não só mais um entre aqueles que oferecem tudo para todos.

Vamos exemplificar melhor estas palavras. Bom, se você escolheu trabalhar com público A/B é necessário desenvolver uma linguagem que dialogue diretamente com eles, além de que, os preços e os atendimentos também precisam seguir esse mesmo padrão. Pois, dificilmente, seja encontrada uma comunicação que funcione para todos ao mesmo tempo. A partir daí, surge a questão da coerência: as abordagens devem ser feitas conforme quem será atendido.

O mesmo é aplicado em casos de classes mais baixas em que os tipos de interesse procurados costumam ser diferentes. Então o principal é, entender com quem você está trabalhando para manter a qualidade e alinhar todas as táticas que serão empregadas.

Descubra o que seus clientes procuram

Depois que você já decidiu qual categoria será o seu alvo, deverá partir para o seguinte questionamento: o que meu cliente deseja? É válido realizar pesquisas de satisfação dentro do consultório para identificar os aspectos que estão funcionando e aqueles que precisam ser aprimorados. Fora isso, realizar a definição de persona (cliente ideal) é muito útil para compreender o caminho a ser trilhado.

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Seja cauteloso com a propaganda

Sempre ressaltamos a importância de ficar atento ao Código de Ética Odontológica para evitar quaisquer tipos de transtornos, isso porque é ele que rege as boas práticas da publicidade.

Bom, ainda criando um gancho com a questão de manter a coerência, o mesmo se aplica a propaganda. De nada adianta ter um budget considerável se você investir em canais errados. Faça sempre um levantamento para entender onde o seu público se concentra para que você possa atingi-lo e assim, se posicione na mente dele e o convença das vantagens que sua clínica possui diante das demais.

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