Não é novidade que o mercado odontológico está cada vez mais competitivo. Isso com certeza se relaciona com o fato de o Brasil ter sido considerado o país com mais dentistas no mundo. Os dados do Conselho Federal de Odontologia (CFO) comprovaram que estamos a frente de todos os outros países. Impressionante, não?
Com esse cenário, uma coisa é certa: conquistar novos pacientes não é uma tarefa simples, há uma série de fatores que você precisa levar em conta para elaborar uma estratégia efetiva de conversão.
Por isso, traçar um planejamento é algo indispensável a quem deseja atrair os pacientes, principalmente, quando se trata de consultórios recentes que ainda estão se estabelecendo no mercado. Para ser assertivo, existem algumas alternativas que você deve apostar, entre elas, 5 estratégias simples que vão te ajudar a conquistar novos pacientes.
Continue lendo e confira:
1. Saiba com o que está lidando.
Se você acabou de ler isso e pensou em pular, calma, vamos te explicar a grande importância de reconhecer onde está. Antes de colocar em prática uma estratégia é necessário avaliar o impacto que ela pode gerar no seu público, mesmo porque correr o risco de obter um resultado negativo é algo que não queremos nem de longe, certo?
Seja cauteloso e não se esqueça que você precisa respeitar o Código de Ética Odontológico, sobretudo no ambiente digital. Esteja sempre atento, e veja como o marketing digital pode te ajudar.
Bom, como as próximas estratégias estão ligadas ao digital, precisamos falar sobre diferencial: tenha a consciência de que muitos profissionais já fazem o mesmo que você e o que te dará destaque é oferecer algo que nenhum deles oferece ainda.
2. Use o Google My Business
Essa dica é pra você que acabou de instalar seu novo consultório na região, ou que está mudando de endereço e, até mesmo, para os mais experientes que desejam aparecer nas buscas orgânicas do Google.
Quer estratégia melhor do que divulgar a localização do seu negócio? Através do Google My Business, uma ferramenta gratuita, você cadastra o seu endereço e tem a chance de ser encontrado quando alguém pesquisar por “clínica odontológica em determinado lugar”. E assim, pode conseguir atrair novos pacientes para conhecer seu consultório de forma gratuita, sem precisar pagar nenhum centavo por isso.
3. Crie interação com o público através das Redes Sociais
Quando já sabemos onde estamos pisando e o que se pode ou não fazer, o próximo passo é criar uma interação com o público para gerar confiança.
A melhor maneira de fazer isso é através das redes sociais, entre as mais comuns: Facebook e Instagram, mas nada impede a presença em outras como Twitter, LinkedIn. Tudo depende de uma análise para entender o que realmente funciona com os seus usuários.
E mesmo que pareça óbvio é sempre válido lembrar: não confunda perfil pessoal com o da sua empresa. Tenha perfis próprios para divulgar o seu trabalho, como uma página no Facebook. Quando não há essa separação, o Facebook – por exemplo – pode até cancelar a sua conta por estar indo contra os “Termos de Uso”.
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4. Faça campanhas digitais
Aproveitando o que foi dito acima, além de estar presente nas mídias sociais, você precisa criar campanhas no Facebook Ads, por exemplo.
É importante que você convença o seu potencial cliente sobre a qualidade daquilo que está sendo divulgado. Utilize o Vídeo Marketing – uma grande tendência – que resulta em altos índices de conversão já que, comprovadamente, somos mais atraídos pelos audiovisual.
5. Analise a concorrência
Embora tenhamos deixado para tratar disso por último, não diminui a importância de ficar sempre de olho na concorrência. A principal razão é, quando você analisa tudo o que está sendo implementado a sua volta, aquilo que está dando errado serve como lição para que você crie estratégias melhores e fuja dessas falhas.
Se você precisa de uma ajuda profissional para implementar todas essas dicas, fale com a gente. Nós da Consultor de Dentistas somos especializados em oferecer soluções para: captação de pacientes, treinamentos para secretárias, Recursos humanos, compras e gestão financeira.
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