Dicas de Como montar o seu Primeiro Consultório Odontológico

Para quem sai da faculdade e decide trabalhar por conta própria, montar um consultório odontológico é um sonho. Ter um local com seu nome e construir sua reputação é incrível. Mas montar um consultório não é tão simples. Principalmente para quem está começando agora. Existem alguns processos, trâmites e documentações que precisam ser providenciados para que tudo seja feito da forma correta. Para ajudar os empreendedores de primeira viagem, preparamos um texto onde ensinamos como montar seu primeiro consultório odontológico de forma muito simples e assertiva.

Acompanhe.

Escolha seu público-alvo
Antes de começar a decorar o lugar, é preciso que o dentista escolha seu público-alvo. Afinal, para que público você direcionará o seu trabalho? Será algo mais voltado para qual faixa de renda salarial? Qual a faixa etária? Quais suas prioridades e o que valorizam? Definir esse público é importante, pois cada um deles tem suas peculiaridades e exige estratégias de marketing distintas. Não adianta querer cativar seu público aplicando peças genéricas ou tentando falar com todo mundo ao mesmo tempo. Caso você insista em unificar suas estratégias de marketing sem qualquer segmentação, o resultado disso será um retumbante prejuízo.

Selecione o local onde o consultório será aberto
Definido seu público-alvo, é hora de escolher o local onde abrirá seu consultório odontológico.
Aqui, convém prestar atenção em alguns detalhes, como a aparência do local. Afinal, se você deseja atingir as classes mais refinadas, precisará de um lugar que se destaque.

Segurança interna
Procure pensar em locais com segurança, principalmente interna. Clínicas com câmeras dão maior segurança aos pacientes durante a noite, além de agregar mais valor ao investimento.

Estacionamento próprio
Oferecer estacionamento próprio é mais atraente do que o conveniado, já que mostra que seu prédio tem uma boa estrutura. Além disso, os clientes tendem a economizar com despesas desnecessárias, como a do estacionamento.

Elevador
Para os mais idosos ou mesmo pessoas com problemas de locomoção, subir vários lances de escada é muito difícil ou impossível, afastando-os de locais sem acessibilidade. No momento em que estiver construindo seu primeiro consultório, aposte em prédios com acessibilidade. Locais com elevador, por exemplo, tem maior valor agregado e mais retorno dos clientes.

Fique de olho no contrato de locação
Antes de fechar o contrato de aluguel, leia cada linha que estiver descrita na proposta. Até mesmo as menores. Esse cuidado ajuda a evitar que você tenha a sensação de que foi enganado. Veja também quem responderá pelas dívidas do local, que se é você ou o proprietário do terreno. Caso tenha existido um consultório anterior, verifique se todas as dívidas do ex-locatário foram pagas. Assim, você conseguirá abrir seu escritório sem tanta burocracia.

Desenhe a montagem do consultório
Depois de locado o espaço, é hora de pensar em cada detalhe. Veja quais mobílias podem ficar melhor colocadas em seu território, televisores e outros itens, para dar mais conforto aos pacientes.

Regularize o empreendimento
Por fim, é fundamental que o dentista regularize seu consultório. De nada adiantará ter um belo espaço se você não tem autorização para funcionar. Por isso, deixe tudo organizado antes de abrir as portas.

Você precisará de uma assessoria contábil para regularizar os documentos. Nós da Consultor de Dentistas oferecemos a você todo o apoio e suporte para você iniciar o seu empreendimento. Aguardamos o seu contato.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!