Para os dentistas, sobretudo aqueles que acabaram de sair da faculdade e estão abrindo seu primeiro negócio, alguns temas costumam gerar muitas dúvidas e espanto. Um deles é a estrutura organizacional. Afinal, o que é isso? Como ela deve funcionar em um consultório odontológico? O que devo considerar quando estiver montando meu ambiente de trabalho?
Para responder a essas e outras perguntas, elaboramos um texto onde mostraremos o funcionamento de uma estrutura organizacional para dentistas e como você pode otimizar o funcionamento de seu consultório.
Estrutura organizacional na prática.
Embora tenha um nome complicado, o conceito de estrutura organizacional é bastante simples. Resumidamente, estamos falando da estrutura de uma organização. Ou seja, quem exerce quais papeis para que tudo funcione perfeitamente (quem faz o que). No caso do consultório odontológico, um elemento muito importante é o dentista. Afinal, é ele quem prestará o atendimento ao público. Mas não é só isso.
Além do dentista que responde pelo atendimento principal, a clínica pode possuir outro profissional, para ajudar na atenção ao público, realizando tarefas que esse primeiro dentista não domina. A estrutura organizacional precisa conter, também, os funcionários do administrativo. Aqui é importante destacar a secretária, pessoa que agenda as consultas e determina se o dentista tem espaço para fazer um atendimento naquele dia.
Os profissionais responsáveis por gerenciar o estoque e o financeiro são igualmente importantes, pois são eles quem garantem os subsídios para que sua clínica se mantenha de pé.
Como organizar a estrutura organizacional do consultório?
Bem, agora que você sabe como se divide a estrutura organizacional do consultório, pode estar pensando: afinal, como eu organizo tudo isso? Como é tudo dividido? Essa divisão é feita de forma que os setores da clínica conversem e possam fazer com que o atendimento prestado ao público seja de qualidade. Mas, para que isso seja possível, muitas vezes, é preciso uma mãozinha especializada. Aqui, um consultor empresarial pode ajudar no processo, já que ele compreende exatamente como organizar essa etapa e torná-la bastante eficiente.
Esse profissional pode também criar as áreas ou departamentos, relacionar as principais atividades a serem desempenhadas e identificar os responsáveis por elas. Lembrando que a organização deve ser preparada para que seja funcional.
Vantagens do bom funcionamento da estrutura organizacional
Ter uma estrutura organizacional em seu consultório vai muito além de um simples capricho. Ela vai “colocar ordem na casa” e deixar todos os processos mais eficientes, divididos entre realmente quem sabe e quem pode ajudar. Por isso, ter um ambiente organizado ajuda não só a deixar seus processos mais eficientes, como também transmite a seus pacientes uma sensação de profissionalismo. Quem frequenta sua clínica sabe que está sendo atendido por especialistas, que não só entendem da odontologia, como também sabem gerir um negócio. E, ao perceber que tudo parecer rumar bem, os clientes se sentem confiantes em fazer tratamentos de longo prazo e que podem render mais recursos para a clínica.
Afinal, você não começaria um tratamento demorado se desconfiasse que a clínica fecharia amanhã, não é mesmo? Por isso investir na estrutura organizacional para dentistas é tão importante.Dentista, você pode contar com os serviços da Consultor de Dentistas para estruturar a sua clínica e torná-la um negócio de sucesso! Entre em contato conosco.