Dentistas, saiba como se diferenciar da concorrência: conheça 5 passos eficientes.

Aos olhos de um paciente, os consultórios odontológicos são muito parecidos: paredes brancas, ambiente frio, uma sala com uma cadeira de atendimento, uniformes brancos e pacientes tensos. Aliás, se você der um passeio por uma cidade qualquer, vai encontrar consultórios odontológicos muito parecidos. Isso é um grande problema para os clientes, pois na falta de diferenciações visíveis, é tudo igual!

Mas, para os profissionais é ainda pior, pois limita a quantidade de potenciais clientes e diminui a lucratividade de seu negócio. Por isso, é importante encontrar boas opções para se diferenciar da concorrência.

Você sabe como? Não? Então veja as cinco dicas que reunimos. Elas lhe ajudarão a colocar seu negócio nos trilhos e superar a concorrência, além de expandir seus lucros.

Porque investir em formas de diferenciar seu negócio da concorrência?

Não seria exagero dizer que o mercado de odontologia está quase saturado. Em poucas quadras encontramos vários consultórios oferecendo sempre os mesmos serviços. Todos têm a mesma promessa: tratamento de qualidade, com rapidez e ótimo custo-benefício. Esse discurso pode ser bom para os consumidores, mas não podemos dizer o mesmo para os dentistas. Quando a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair, fazendo com que o lucro diminua. E, mais do que isso, a qualidade do serviço ofertado diminui, em virtude da economia e da necessidade de reduzir o tempo de atendimento.

Por isso, se diferenciar ajuda a dar mais qualidade aos atendimentos, já que a clínica diferente investe em tecnologias e técnicas novas.

Como se diferenciar da concorrência?

Conforme dissemos, existem cinco meios que podem ser postos em prática e vão ajudar seu consultório a se diferenciar da concorrência, oferecendo um serviço de qualidade. Veja como.

1. Preço
O preço cobrado por seu consultório pode ser algo que o diferencia ou o iguala aos demais. A mudança dos valores deve ser feita considerando alguns elementos, como a lucratividade de seu negócio, a concorrência e o seu público-alvo. Não se trata de ser o mais barato. Ao contrário, um preço mais elevado do que seus concorrentes pode comunicar aos seus pacientes, um serviço de qualidade superior. Às vezes, o que nos parece mais caro nos parece de mais qualidade. Mas você pode lançar mão de condições e formas de pagamento diferenciados, como parcelas mais extensas, financiamento ou pacotes. Desta forma, você conseguirá atrair mais clientes, sem prejudicar a qualidade do seu atendimento ou comprometer a saúde financeira do seu consultório.

2. Nicho de mercado
Todos os dentistas atuam no mesmo segmento? Não exatamente. Um consultório dentário pode especializar-se em atender um determinado nicho, como evangélicos, crianças, idosos, esportistas ou portadores de necessidades especiais. Desta forma, você pode se capacitar para oferecer tratamentos desenvolvidos especialmente para esse público, avaliando suas características e se moldando a todos os seus valores e necessidades.

3. Inovação
A tecnologia é uma realidade, e já faz parte do dia a dia de muitas profissões. Com os dentistas não poderia ser diferente. Aqui, a tecnologia, aliada com a inovação, pode ser um grande diferencial e um ponto para valorizar o seu negócio. Investir em processos ou técnicas avançadas e que você domine com maestria pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência e dar maior valor ao seu negócio. Além disso, implementar melhorias como um atendimento otimizado, tratamentos mais eficientes e menor tempo de recuperação dos pacientes ajudam também a diferenciar seu consultório da concorrência.

4. Conveniência
Oferecer serviços a seus clientes que facilitem sua rotina, como horários alternativos, atendimento a domicílio, serviços de transporte ou assistência familiar é uma boa alternativa para se diferenciar da concorrência, sobretudo se não há nenhum estabelecimento oferecendo o mesmo serviço nos mesmos moldes que você. Essas melhorias não apenas atraem mais pacientes para o seu consultório como também o diferenciam como uma clínica preocupada em garantir o bem-estar de seus potenciais clientes, adaptando-se às suas necessidades.

5.Serviços
Quem vai a um consultório dentário está ali apenas para resolver um problema nos dentes ou gengivas? Não necessariamente. Um consultório capaz de se diferenciar da concorrência é justamente aquele que oferece serviços para os quais o paciente não estava pedindo. Por exemplo, um local que disponibiliza cuidados de saúde ou beleza, juntamente com o cuidado com os dentes. Essas alternativas podem criar mais valor e destacar seu consultório da concorrência. Contudo, antes de colocar qualquer uma das alternativas que citamos em prática, é importante estudar muito bem o mercado e verificar as normas da vigilância sanitária. Conhecer a concorrência é outro caminho interessante, assim você poderá investir em serviços que apenas o seu consultório pode oferecer.

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