Saiba o poder do Marketing de Relacionamento com seus Pacientes

Em uma clínica odontológica, um erro muito comum é quando os profissionais imaginam que, para cativar um paciente precisam apenas fazer uma limpeza ou extração sem dor.
Os pacientes de uma clínica, de certa forma, também são clientes e, por isso, é preciso construir com eles um laço de relacionamento, que faça com que eles procurem sua empresa, independente de para onde você vá.

Desta forma, é muito importante que o dentista seja capaz de encantar e fidelizar seus pacientes, seus colaboradores e seus sócios (caso haja). Ou seja, todos aqueles que estão envolvidos no processo e ajudam a manter a clínica funcionando. Para isso, o marketing de relacionamento é fundamental, pois ele não só ajuda a aumentar a qualidade dos serviços prestados como também dá ao profissional as ferramentas necessárias para que ele seja capaz de suprir as necessidades de seus pacientes. Pensando nisso, elaboramos um texto onde mostramos como o marketing de relacionamento pode criar um ambiente positivo, onde tanto pacientes quando os dentistas terão um relacionamento produtivo.

Como o marketing de relacionamento pode ser aplicado com seus pacientes?
O marketing de relacionamento, em uma clínica odontológica, tem o objetivo de construir uma boa relação com seus pacientes, que também são seus clientes.
No mercado de saúde, essa preocupação é muito importante em função da alta competitividade que afeta o segmento. Se não sou bem atendida aqui, rapidamente busco um serviço de qualidade em outro lugar.

Por isso, ao aplicar o marketing de relacionamento com seus clientes, é importante realizar com frequências pesquisas e avaliações, para que possa sentir o que seus clientes estão pensando de seus serviços. Sua equipe é uma parte muito importante do processo. Por isso, eles precisam estar sempre felizes com seu ambiente de trabalho, além de ser muito bem treinados e capacitados para atender às demandas do público.

Base de contatos
Em uma clínica é muito difícil que o dentista decore o nome de todos os pacientes e saiba todos os procedimentos a que irão se submeter. São muitas informações para processar. Por isso, uma forma de aplicar o marketing de relacionamento com seus clientes é saber o que ele realmente espera. O fim de uma dor de dente? Sim, mas o que mais? Quais as características desses pacientes merecem ser levadas em consideração? Como dar um atendimento personalizado a cada um deles? O paciente, assim como o cliente em uma loja física ou virtual, quer se sentir especial, e essa é uma das poucas maneiras que isso é possível: com um atendimento diferenciado do que ele experimenta na concorrência.

Contato
O contato com um paciente de uma clínica dentária deve ser constante, para que a pessoa saiba que ela realmente interessa àquele dentista que a tratou no momento em que foi a seu consultório. Por isso, uma boa alternativa é o desenvolvimento e a veiculação de conteúdos voltados a esse público, com tratamentos e dicas de cuidados que ele normalmente não receberia em outras clínicas. Essa comunicação pode ser feita, por exemplo, por e-mail marketing, para aqueles que forneceram um endereço de e-mail válido ou, ainda, via redes sociais. Vale a pena também que o consultório invista na montagem de uma central de atendimento para seu site, permitindo que os clientes tenham sempre uma resposta para cada uma de suas perguntas.

Relacionamento
O marketing de relacionamento diz, basicamente, como a empresa se relaciona com o cliente, e como ela pode cativá-lo. Para um consultório é nesse momento em que se nota o poder dessa estratégia de marketing. O cliente buscou seu consultório, inicialmente, por causa do preço ou da localização? Então é hora de conquistá-lo com seu atendimento, com as informações passadas ou mesmo com as inovações tecnológicas presentes no consultório. O consumidor, seja ele um paciente dentário ou alguém que está disposto a comprar uma blusa, é bastante exigente e quer ser bem tratado. Por isso, é importante que sua equipe esteja treinada para ouvir o que ele tem a dizer. Tenha sempre as respostas à mão e seja sempre capaz de fornecer as respostas para problemas que eles sequer sabiam que tinham. Com esses cuidados você verá como seu cliente sairá satisfeito.

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