Trabalho a Quatro e Seis Mãos: Qualidade e Produtividade no Consultório Odontológico

Assim, é importante racionalizar e simplificar o trabalho, reduzindo tempo e custos para aumentar a produtividade e os rendimentos. Preconiza-se então que execute somente os procedimentos irreversíveis e delegue ao pessoal auxiliar todos os passos reversíveis, promovendo um tratamento dinâmico, com máxima economia, eficiência e menor fadiga para o profissional, equipe e paciente, tornando o trabalho menos solitário e mais prazeroso.

São procedimentos reversíveis aqueles que podem ser corrigidos ou refeitos sem prejuízo aos tecidos bucais ou saúde do paciente, ficando a cargo do dentista o que requer maior conhecimento e habilidade profissional, como diagnóstico, plano de tratamento, anestesia, desgaste dental, incisões, entre outros.

Dr(a). antes de começar a ler este Artigo, gostaria de fazer 4 perguntas.

1 – Você gostaria de ganhar mais notoriedade, sendo mais conhecido e lembrado?
2 – Gostaria de ser admirado, nas suas especialidades?
3 – Quer fortalecer sua imagem pessoal e profissional?
4 – Conquistar mais confiança de potenciais pacientes e ser requisitado por isso?

Se a resposta for sim, você precisa adquirir o GUIA que lancei recentemente que vem transformando a realidade de muitos Dentistas:

Conheça mais clicando no banner abaixo:

Agora vamos ao artigo…

Apesar de todas as vantagens supracitadas, cerca de 60% dos dentistas trabalham sem auxiliar, devido à carência de profissionais capacitados e ao desinteresse de alguns cirurgiões-dentistas em treinar sua equipe; além disso, muitos ainda não aprenderam a trabalhar em equipe, mantendo o monopólio de atividades e funções que poderiam e deveriam ser delegadas.

Denominado “trabalho a quatro ou seis mãos” tem importante papel na racionalização do trabalho. Estudos demonstram que um cirurgião-dentista utilizando um (a) auxiliar aumenta de 30 a 50% sua produtividade e, com dois auxiliares, o aumento é de cerca de 75%.

Tal sistema de trabalho segue padrões ergonomicamente delineados para promover produtividade, qualidade e bem-estar físico e mental aos profissionais. É interessante apenas quando realmente se minimizam movimentos indesejados de torções, estiramentos e acelera a maioria dos procedimentos. Isso não se refere apenas à simples transferência de instrumental de um profissional para o outro e nem na velocidade do atendimento. Mais do que isso, constitui um trabalho inteligente e eficiente.

Há três tipos de trabalho auxiliado: sem troca de instrumentais, com troca de instrumentais e com delegação de tarefas. De modo geral, na instrumentação à distância a produtividade é de 15% a 20%, se comparado ao cirurgião-dentista que atende sozinho. No trabalho a quatro mãos, aumenta de 30% a 50%.

Quando se tem apenas um auxiliar, este acumulará funções de preparador e instrumentador durante os procedimentos clínicos; com dois auxiliares, ou seja, trabalho a seis mãos, um deles exercerá a função de instrumentador, cuidando exclusivamente dos procedimentos intra bucais e o outro, de preparador, executando todo o trabalho fora da boca, em pé, como volante. Com o trabalho a seis mãos, a produtividade aumenta muito visto que o instrumentador dá integral atenção ao cirurgião-dentista, não havendo interrupções na sequência clínica.

Pesquisas afirmam que as atividades mais executadas pelo pessoal auxiliar são: agendamento de pacientes, preparo de bandejas, sucção de campo operatório e manejo de fichas clínicas. Nota-se que são poucas as atividades quando comparadas ao que pode realmente ser feito, demonstrando uma subutilização de o pessoal auxiliar, responsável por quase 40% das ações realizadas pelo dentista.

Além disso, quase 55% dos profissionais não utilizam a transferência de instrumentos pelos auxiliares, sendo eles próprios que alcançam os instrumentos na mesa auxiliar, procedimento totalmente contraindicado pelo gasto de tempo e de maior execução de movimentos.

Como já foi dito, a transferência de instrumentos reduz os movimentos do cirurgião-dentista, permitindo-lhe manter os olhos focados no campo operatório, evitando fadiga visual.

Promove também economia de tempo, uma vez que os instrumentos são entregues de forma contínua e sem atrasos.

Cirurgiões-dentistas com mais de 20 anos de atividade profissional queixam-se de doenças sabidamente relacionadas ao estresse psicológico, tais como: distúrbios posturais, dores na coluna cervical, enxaquecas constantes, hipertensão arterial, depressão, fibromialgias, distúrbios da atividade sexual, infartos, insuficiências respiratórias, envelhecimento precoce. Por isso, a prevenção por meio de mais organização e dinâmica do processo de trabalho é fundamental.

Desenvolver um trabalho em equipe implica em superar desafios diários, como relacionamento interpessoal, entrosamento, objetivos em comum, “falar a mesma língua”, ouvir e dar sugestões, acreditar, confiar, compreender. É um constante aprendizado que traz inúmeros benefícios, não só aos pacientes, mas aos profissionais envolvidos. Que tal começar as mudanças agora?

Autor: Vanessa Navarro
Fonte: https://www.odontomagazine.com.br/

Recentemente eu lancei um GUIA completo para Dentistas que querem se Tornar Referência na Odontologia!

Para Conferir o GUIA, basta clicar no banner abaixo:

guia-na-odontologia

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!