O ano está iniciando, e com ele uma mistura de sentimentos e sensações. A expectativa para o novo, para o sucesso que pode vir se mistura ao medo do fracasso. Nessa época, onde contamos nos dedos os dias para que um novo ciclo comece, é a hora da reflexão.
Aquele período em que começamos a avaliar o que passou, a entender nossos erros e montar um planejamento para que, no período vindouro, acertos deem lugar a tudo aquilo que não saiu como planejado.
Em um consultório odontológico, essa sensação não é diferente. Todo início de ano é um período importante, onde se faz necessário planejar para aumentar a eficiência dos processos e também os ganhos financeiros (que cá entre nós, é o que interessa, correto?). Você tem uma clínica e está em dúvida sobre o que fazer para tornar esse período mais produtivo? Então esse texto é para você. Aqui contaremos como planejar seu 2019 para que este seja o seu ano.
O que você quer para o seu consultório em 2019?
Quando se debruçar sobre o seu planejamento, você precisa ter em mente, antes de qualquer coisa, o que deseja para o seu consultório em 2019. O que você quer? Conquistar mais pacientes? Aumentar seu corpo clínico? Lucrar mais? Se transformar em referência em um determinado atendimento? Somente tendo claro o que você quer para o seu negócio é que você pode pensar em ações que tornem esses objetivos realidade, bolando estratégias e fazendo esforços para que tudo saia do papel.
Defina metas para Saber o que quer.
Um segundo passo para planejar seu 2019 e conseguir excelentes resultados é definir metas realistas, para o que realmente deseja. O que você quer é alcançável? Você e a sua clínica tem condições (financeiras, estruturais, administrativas) para alcançar esses objetivos?
Definir metas é criar parâmetros que possam ser medidos e avaliados. A sua meta tem que ser quantificável. Não basta querer aumentar o faturamento. Você precisa definir claramente “o quanto” quer ter de aumento: 10% de aumento? 50% de aumento? Ou aumento de R$ 20 mil mensais? Lembre-se: metas ajudam você a saber se atingiu o que queria. Aquilo que não se pode medir, não se pode gerenciar. De nada adianta querer alcançar o topo se ainda faltam alguns detalhes a corrigir para que sua clínica se destaque, não é mesmo? Por isso, é fundamental que as metas traçadas respeitem suas capacidades.
A importância do Planejamento para o seu Negócio.
Embora estejamos falando, desde o início, sobre a importância de planejar cada ponto da evolução de seu negócio, alguns cirurgiões-dentistas ainda se questionam por que fazer isso. Ao planejar o seu negócio, você consegue controlar sua evolução, identificando antecipadamente, cada ponto a ser trabalhado, incluindo seus pontos fracos e como trabalhar para superá-los.
Coloque tudo no Papel.
Durante o planejamento do seu 2019, é importante que você não apenas verbalize seus sonhos, mas principalmente transporte tudo para o papel. Escrever é uma forma importante de planejamento, porque aqui você não só vai contar o que quer, como também vai dizer o que é necessário para chegar lá. Identificar as dificuldades, atalhos, posturas que precisam ser tomadas e até o quanto é necessário investir para tornar o planejamento realidade é necessário para que a dimensão das mudanças seja percebida.
Planejar envolve conhecer a Realidade de sua Clínica.
E, por fim, planejar envolve não apenas sonhar e querer alcançar uma posição para a qual não se está pronto. Envolve muito mais do que isso. É preciso conhecer a realidade de sua clínica, definir metas claras, planejar todas as suas ações e, principalmente, estabelecer prazos para que tudo aconteça. Quando você define prazos, você gera, em si mesmo e em sua equipe, um alto nível de comprometimento. Significa que cada ação a ser executada e cada objetivo a ser alcançado tem data para começar e ser concluída.