Aprenda como definir as metas para o seu consultório.

2024 pede passagem! É o momento de fazer um balanço do ano que passou e definir as metas para o ano que se inicia. O que você deseja para você e para o seu negócio nos próximos 12 meses? Como colocar isso no papel? Quais os critérios e indicadores você deve utilizar? Quais os prazos estabelecer? Se você, assim como a maioria dos dentistas, tem dificuldades em estabelecer metas para o seu consultório odontológico, leia o meu artigo até o fim. As suas dúvidas (ou grande parte dela) serão sanadas ao final da leitura.

Definir metas é fundamental para o crescimento e sucesso de qualquer negócio – incluo aqui a sua clínica ou consultório. Afinal, não ter metas é caminhar por uma estrada sem uma direção clara e definida. Lembre-se do livro “Alice no país das maravilhas” – no episódio que a personagem Alice encontra o Gato de Cheshire, e lhe indaga: “Pode me dizer qual o caminho que eu devo tomar?” e o gato responde: “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve”. Aí reside a importância de termos metas claras em nosso negócio.

É vital compreender que as metas funcionam como um guia para o sucesso. Elas devem ser consideradas um alvo a ser atingido, mas também é essencial desenvolver estratégias eficazes para alcançá-las. Isso pode incluir a capacitação da equipe, investimento em marketing, otimização de processos internos e controle financeiro.

A sua meta para 2024 não pode ser definida apenas como “aumentar o faturamento da minha clínica”. Isso é muito genérico e pouco conclusivo. A sua meta precisa ser precisa, objetiva e clara. Existem inúmeras possibilidades para se alcançar a elevação do seu faturamento, como: captar mais pacientes; elevar os preços dos procedimentos; aumentar o tíquete médio. É preciso ser mais claro.

Uma meta para ser real, objetiva e alcançável, precisa reunir cinco características, englobadas na abordagem SMART (Specific, Measurable, Achievable, Relevant, Time-Bound). Esse termo reúne as iniciais (em inglês) das seguintes características: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporal.

Metas específicas. Suas metas devem ser claras e bem definidas. Isso permite que você foque em objetivos específicos, como aumentar o número de pacientes, reduzir a inadimplência ou aperfeiçoar a qualidade dos serviços oferecidos. Se as metas não apresentarem essa especificidade, faltará clareza nos objetivos e consequentemente nas ações a serem executadas. Você deve agir como um sniper, ou seja, preciso e focado.

Metas mensuráveis. Estabelecer metas mensuráveis significa definir metas que podem ser medidas. Isso permite acompanhar o progresso ao longo do tempo. Para isso se faz importante adotar indicadores, como quantidade de novos pacientes, faturamento mensal da clínica, tíquete médio de vendas. Se você tem como meta aumentar as suas receitas, para que ela se tornar mensurável, é preciso definir um indicador. Poderia ser aumentar as receitas da clínica em 10%.

Metas atingíveis. As metas devem ser desafiadoras, porém realistas. Definir objetivos alcançáveis motiva a equipe e evita frustrações por metas inatingíveis. E o inverso é verdadeiro. Se você possui uma receita mensal média de R$ 30 mil, estabelecer como meta no próximo ano elevar esse faturamento para R$ 100 mil não me parece um objetivo atingível. O resultado será uma equipe descrente e desmotivada.

Metas relevantes. As suas metas devem estar alinhadas com os objetivos estratégicos da clínica, abrangendo as áreas de vendas, marketing, financeira e de gestão de pessoas. Isso permite um crescimento equilibrado e sustentável. Isso significa que as metas devem vir de encontro ao que você busca para o seu negócio nos próximos meses. Se o objetivo maior é aumentar a lucratividade do seu consultório, as metas devem estar relacionadas a elevação das receitas, redução dos custos, melhoria no atendimento, entre outros.

Metas temporais. Estabelecer prazos é fundamental para criar um senso de urgência e comprometimento. Definir um período para alcançar as metas ajuda na organização e planejamento das ações necessárias. Sem um prazo definido, provavelmente o que vai ocorrer é procrastinação no seu negócio. De pouco adianta você definir a meta, elaborar estratégias assertivas para alcançá-la, designar profissionais capacitados para executá-la se não houver um prazo (data final) para concluí-la. No nosso exemplo, a meta é aumentar as receitas da clínica em 10% até dezembro de 2024.

Ao definir metas realistas e alcançáveis, você pode criar um plano de ação eficaz, otimizando recursos e tempo. Isso resulta em uma gestão mais eficiente, fortalecendo a reputação da clínica e possibilitando o seu crescimento sustentável nesse mercado odontológico cada vez mais competitivo.

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