Seis cuidados na escolha do seu Fornecedor de Materiais.

Vários são os fatores que possibilitam o cirurgião-dentista prestar um bom atendimento a seus pacientes. Além da sua formação e qualificação profissional, é necessário ter pelo domínio dos procedimentos clínicos a serem executados, experiência profissional e habilidades de relacionamento. Contudo, esse conjunto ainda conta com mais um importante componente: os materiais e equipamentos odontológicos utilizados.

Os equipamentos e materiais odontológicos são elementos extremamente relevantes e  necessários para a realização de procedimentos com resultados satisfatórios. Além de facilitar a realização e o sucesso dos tratamentos, garantem mais segurança e satisfação ao paciente.

Por isso, a necessidade de critérios e cuidados na escolha e aquisição dos mesmos. Muitos fatores o cirurgião-dentista precisa levar em consideração no processo de seleção de seus fornecedores, visto que a qualidade dos materiais e equipamentos vão determinar o sucesso dos resultados e, portanto, a satisfação do paciente.

Para que você, Empreendedor da Odontologia, não tenha dúvidas na hora de escolher os fornecedores de materiais odontológicos de sua clínica, fique atento às dicas abaixo:


Reputação do fornecedor

Um bom fornecedor mostra sua credibilidade e confiança por meio de uma boa reputação. É provável que existam empresas que se destaquem mais no mercado devido ao marketing, mas é importante que você esteja atento e busque por fornecedores que prezem mais pela qualidade dos serviços do que pela divulgação.

O feedback de outros consultórios é uma ótima alternativa para verificar se o serviço prestado pelo fornecedor é satisfatório ou não. Por isso, converse com seus colegas de profissão, buscando a opinião e indicação, antes de confiar a sua compra a uma empresa.

Qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos deve ser um dos critérios mais importantes na escolha de um fornecedor. Existem algumas formas de verificar a qualidade desses materiais e equipamentos:

  1. Como citado anteriormente, a primeira forma de conhecer a qualidade dos materiais odontológicos é por meio da opinião de outros profissionais do ramo. Confie no feedback de especialistas que já utilizaram os produtos antes de você.
  2. A segunda forma consiste em estudar os produtos oferecidos pelo fornecedor por meio da observação e análise dos componentes e materiais que os constituem, da maneira como o equipamento é fabricado e pesquisar as avaliações de outros clientes. Mais detalhada e minuciosa que o primeiro método, essa maneira é excelente para gestores que querem verificar a qualidade de perto.
  3. A terceira maneira de verificar a qualidade dos produtos é por meio da experimentação. Entre em contato com o fornecedor e veja se é possível receber uma amostra em seu consultório, no caso de materiais, ou test-drive, no caso de equipamentos.

Disponibilidade

Outro ponto muito importante em um fornecedor é a disponibilidade em oferecer os produtos sempre que a clínica possuir uma determinada demanda. Não é interessante o seu fornecedor encontrar dificuldades e demora para repor os materiais que a sua clínica necessita.

Assim como a reputação, busque saber – com profissionais que já contrataram o fornecedor – se a empresa consegue suprir as necessidades de demanda, cumprindo com os prazos. Lembre-se ainda de verificar a logística do fornecedor, para que não existam problemas com a entrega.

Investimentos em inovação

A tecnologia não para de evoluir e, por isso, é comum que todas as áreas encontrem inovação constantemente. Com a odontologia não é diferente e, por isso, seu fornecedor precisa investir em tecnologia e, consequentemente, em novas descobertas. Um consultório odontológico não pode estar estagnado em meio à inovação e boa parte da tecnologia advém dos equipamentos utilizados.

Desse modo, busque informações sobre os investimentos do fornecedor em inovação. Lembre-se que seus clientes estão sempre bem informados e buscam pelas novas tecnologias cotidianamente.

Atendimento

Na relação com os fornecedores, sua clínica é o cliente e, por isso, é necessário estar atento ao atendimento que a empresa presta. A relação do fornecedor com os consultórios odontológicos pode ser verificada por meio do nível de satisfação de clientes que trabalham ou já trabalharam com a empresa.

Além disso, é importante ter conhecimento de quais são os canais de comunicação disponibilizados pelo fornecedor, bem como a forma como o atendimento é feito em caso de dúvidas e/ou problemas. A empresa precisa estar disponível no momento que você precisar dela.

Compromisso com a clínica

Um bom fornecedor deve conhecer as necessidades de cada consultório e, assim, oferecer os equipamentos necessários para cada perfil. Essa característica mostra que a empresa está comprometida com o sucesso da clínica, já que foca nas particularidades para garantir os materiais essenciais.

Essa preocupação com o sucesso da clínica permite que o fornecedor e o Empreendedor da Odontologia formem uma forte parceria, fundamental para o desempenho dos negócios.

Precisa de ajuda profissional para melhorar a performance de seu consultório? Entre em contato conosco! Nós, Consultores de Dentistas, temos profissionais com vasta experiência que irão, com certeza, ajudar sua clínica a apresentar melhores resultados.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!