Dicas infalíveis para utilizar o WhatsApp a favor da sua Clínica Odontológica.

Ao acordar até a hora de dormir os smarthphones estão presentes na vida das pessoas. Não é à toa que as estratégias para mobile crescem cada vez mais. A grande vantagem é a variedade de aplicativos que podem ser utilizados, entre eles, o WhatsApp ganha disparadamente. No Brasil, dados apontam que há cerca de 120 milhões de usuários ativos mensalmente. O número é a prova de que a ferramenta possui forte potencial de uso no quesito vendas, divulgação e relacionamento.

Sendo mais específico, a utilização do WhatsApp no setor odontológico pode acarretar grandes vantagens para clínica, principalmente, pelo fato da necessidade em manter um relacionamento constante com o paciente.

Antes de começar sua leitura, você conhece o Infográfico: 10 Super dicas de como Eliminar a Inadimplência em seu Consultório?
Baixe agora mesmo clicando na imagem abaixo:

Hoje você vai aprender a como empregar o WhatsApp na sua estratégia de Marketing, gerando resultados positivos para o seu consultório. Continue lendo e entenda o passo a passo:

1. Crie um WhatsApp Business

Você já sabe que grande parte dos seus pacientes fazem o uso do WhatsApp, certo? O que é excelente, já que fica mais fácil criar um relacionamento com eles, além de ser mais barato do que a telefonia tradicional.

Mas é importante separar o seu número de whatsapp pessoal do profissional para não dificultar o controle das respostas. Por isso, a opção ideal é o uso da versão business que permite configurar o perfil com informações resumidas da clínica, horário de atendimento, site, e-mail e endereço.

Outro ponto fundamental é garantir que o paciente deseja ser notificado por este canal. Uma dica: deixe uma observação na ficha de preenchimento, no primeiro dia em que ele vier à clínica, perguntando sobre a possibilidade de mensagem via WhatsApp. Ele precisa autorizar o envio de mensagens para o número dele.

2. Aplique estratégias de Marketing de Conteúdo

Depois de fazer uma conta no WhatsApp Business, aproveite para criar e entregar aos seus pacientes um conteúdo relevante e atrativo. Faça um levantamento das dúvidas mais comuns entre aqueles que visitam o seu consultório e prepare um material com dicas simples e rápidas de ler, isso fará com que o paciente não esqueça da clínica, além de gerar ainda mais credibilidade e confiança por parte dele. Só não se esqueça de adaptar a linguagem e o conteúdo, quanto mais simples, melhor serão os resultados.

3. Faça um atendimento ágil

Ainda que cada paciente seja único e tenha interesses distintos, uma coisa é inegável: todos buscam agilidade e objetividade no atendimento. O que significa que você deve responder o mais rápido possível de forma clara, evitando frases confusas e palavras que ocasionem sentido duplo.

Caso seja preciso, abra o WhatsApp no computador/notebook, isso pode ajudar a diminuir o tempo de espera da pessoa por um retorno, também é possível configurar uma mensagem automática como: “Olá, seja bem-vindo! Agradecemos o contato, responderemos em até 20 minutos.” Frases deste tipo auxiliam a compreender a necessidade de espera pelo atendimento.

4. Reforce algumas orientações de tratamento via WhatsApp

Retornando a questão do relacionamento via WhatsApp, há a hipótese de utilizá-lo para reforçar quais tipos de cuidados o paciente precisa tomar antes e após um determinado procedimento.

Sempre transmitindo segurança e o tranquilizando de que caso haja algum imprevisto, você estará por perto para ajudá-lo. Isto é uma forma de fazer com que o cliente fique mais satisfeito, aumentando as chances de fidelização e até mesmo de indicação a outras pessoas.

Em geral, esses são os principais pontos que você deve levar em conta ao utilizar o WhatsApp na clínica. E se não tiver tempo para conciliar todo esse atendimento, delegue a função para a secretária, pedindo a ela que o notifique em situações que a resposta tiver de ser mais elaborada.

Então, se você está em busca de profissionais capacitados e especializados que te ajudem a conquistar o sucesso, procure por nós. Somos a Consultor de Dentistas, oferecemos soluções e resultados para captação de mais pacientes, treinamentos para secretárias, recursos humanos, compras e gestão financeira. Aqui você encontra todas as ferramentas que precisa para alcançar o sucesso.

Se você está em busca de uma consultoria para ajudar você a crescer, clique no banner abaixo e fale diretamente com o nosso consultor.

Se você está em busca de uma consultoria para ajudar você a crescer, clique no banner abaixo e fale com nosso time comercial.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!