O grande sonho das milhares de estudantes que concluem o curso de odontologia, sem dúvida, é ter seu próprio consultório. Aliás, o sonho do empreendimento próprio é bastante comum entre os profissionais da área da saúde.
Tanto que, se caminharmos pelo nosso bairro, iremos nos deparar com diversos consultórios, muitas vezes tão próximos que podem ser considerados vizinhos.
O que é pode ser uma conveniência para os pacientes se torna um problema para os dentistas, já que com tanta concorrência fica muito difícil atrair e fidelizar pacientes.
Agora, você sabia que é possível divulgar o seu consultório, superar a concorrência e conquistar cada vez mais clientes? Para mostrar que isso é possível, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber para tornar isso uma realidade. Confira.
1.Conheça a fundo o código de ética odontológico
Antes de começar a divulgação de seu consultório é fundamental conhecer o código de ética odontológico, para que sua estratégia não infrinja alguma regra.
Os dentistas não podem, por exemplo, divulgar fotos de antes e depois dos tratamentos que oferecem, sem o devido consentimento do paciente.
Não é permitido também divulgar os preços cobrados pelo atendimento ou as formas de pagamento oferecidas pelo seu consultório, bem como divulgar técnicas que não tenham comprovação científica.
O código de ética proíbe ainda a divulgação e realização de tratamentos gratuitos que tenham como objetivo promover seu consultório, ou oferecer cartões de desconto e de fidelidade.
2.Desenvolva um bom site para seu consultório
Uma segunda boa dica para quem quer divulgar seu consultório odontológico é investir na criação de um bom site, com conteúdo de qualidade e direcionado para o segmento em que você atua.
Além de facilitar aos seus pacientes encontrar o endereço do seu consultório, um site ajuda a aumentar o reconhecimento do profissional que está à frente daquele lugar, já que com os conteúdos desenvolvidos é possível se tornar uma autoridade na área.
Por isso, além de criar uma página esteticamente bonita, procure manter o endereço periodicamente atualizado, com postagens diárias. Esse cuidado permite que seu site esteja bem ranqueado, aumentando as chances de aparecer no topo dos buscadores, atraindo assim cada vez mais pacientes.
3.Conheça seus pacientes
Ao montar uma estratégia de divulgação para o seu consultório, é muito importante que você conheça o perfil de seus pacientes. Desta forma, você poderá elaborar um conteúdo focado nas necessidades de cada um deles, aumentando suas chances de acerto.
Por exemplo, caso seus pacientes sejam em sua maioria, jovens, você pode desenvolver conteúdos com linguagem especial para esse público e que trabalhe temas de seu interesse.
4.Atualize sempre o Google Maps
Quando você pensa em um serviço para buscar endereços ou como chegar a um lugar, o Google Maps é a referência. Para quem quer divulgar o consultório online, é fundamental manter os dados do seu negócio sempre atualizados na plataforma.
Para isso, uma boa dica é utilizar o Google Meu Negócio. Na plataforma, é possível cadastrar a localização da clínica, disponibilizando-a nos mapas virtuais de todo o Brasil.
Assim, seus pacientes poderão localizar sua clínica facilmente. O recurso também disponibiliza que seu consultório apareça em todas as proximidades.
5.Invista no marketing de conteúdo
Para quem quer aumentar a visibilidade de seu consultório, o marketing de conteúdo é uma boa pedida, pois essa estratégia permite a criação e publicação de conteúdos personalizados para os seus pacientes.
Muito comum online, o marketing de conteúdo pode ser o caminho para aumentar a interação em suas postagens no site ou nas redes sociais de seu consultório.
6.Faça um bom planejamento
Além de todos os passos que mostramos acima, investir em um bom planejamento é um ponto muito importante para que você tenha o sucesso desejado.
Para fazer esse acompanhamento, é importante estudar o plano de negócios de sua clínica, qual o perfil do empreendimento, seus objetivos, metas e planos de expansão.
É importante também pesquisar o segmento em que você atua. Conheça seus concorrentes, veja o que estão fazendo para divulgar suas clínicas e como você pode implementar novidades para se destacar.
7.Crie um cronograma de divulgação
Por fim, para divulgar seu consultório, é importante criar um cronograma de divulgação. Assim, você poderá manter seu site e suas redes constantemente atualizados.
Dentista, se você tem dificuldades em implementar essas dicas, nós vamos lhe ajudar. Somos especialistas em oferecer soluções de marketing para cirurgiões-dentistas de todo o Brasil. Entre em contato conosco!