Dentista, saiba os Perigos de você não Controlar o seu Estoque de Materiais.

Em um consultório odontológico, o estoque de materiais é algo extremamente importante para a realização de um trabalho de qualidade e sem percalços, além de representar um custo relevante para a operação.

Por isso, é vital que o dentista tenha total controle de seu estoque. No entanto, mesmo cientes deste fato, alguns profissionais são extremamente negligentes com os materiais de seu consultório.

O descuido acaba representando, em pouco tempo, prejuízos financeiros e pacientes insatisfeitos, já que o mau gerenciamento do estoque pode levar a furtos de materiais – por funcionários, parceiros, prestadores de serviço -, desperdícios, compras excessivas ou mesmo falta de produtos cruciais.

Isso tem acontecido com você? Você tem notado o aumento nos custos de materiais?

Sabia que existem ferramentas que podem lhe ajudar nesse controle? Não? Então esse texto é para você. Aqui vamos explicar exatamente como evitar o desperdício e comprar apenas aquilo que você necessita e na quantidade certa.

Como controlar o nível de estoque de seu consultório?

O dentista que deseja controlar o estoque de seu consultório de modo eficiente, prevenindo perdas por produtos vencidos, desperdícios, extravios precisa fazer bastante simples: registrar esses materiais, na sua entrada (compra) e saída (consumo).

É preciso ter um registro meticuloso de todas essas movimentações, de cada material odontológico do seu consultório.

Tudo precisa estar registrado, item por item. Isso inclui materiais descartáveis, como luvas, toucas ou algodão, resinas, bráquetes, implantes, anestésicos, gel clareador, e tudo o mais que for necessário para o seu dia a dia.

Valor dos produtos

Nesse processo de organização de tudo o que entra em seu consultório é preciso anotar também o valor que você paga por cada item, assim poderá observar, dentro de seu orçamento mensal, quanto a reposição de materiais consome da verba destinada para este fim. 

Planilha eletrônica

Uma pergunta que você pode estar se fazendo neste momento é onde serão anotadas essas informações. Em cadernos? Nada disso.

Embora seja muito prático, principalmente para os dentistas mais velhos, a anotação em papel pode, com o tempo, acabar se perdendo. Cadernos se perdem, folhas se rasgam, anotações se apagam e, com isso, você perderá informações que causará o descontrole do seu gerenciamento.

Por isso, uma boa maneira de manter seu estoque sob controle é utilizar softwares de gestão ou planilhas eletrônicas para que tenha uma noção de todos os materiais que entram e saem de seu consultório.

Nestas ferramentas, é possível incluir, manualmente, todos os itens adquiridos, bem como suas quantidades e quanto foi pago por cada um deles, criando até mesmo categorias entre os diferentes tipos de materiais.

Assim você poderá saber o que é mais demandado entre os produtos, quanto costuma pagar por eles e até mesmo se seria o caso de procurar novos fornecedores para rever seus custos.

Mas esse controle, mesmo realizado de maneira eletrônica, requer uma contagem física mensal do estoque. Isso para que você possa se certificar que a quantidade do material que consta em sua planilha/software coincide com a quantidade física desse material em seu estoque.

Com essas ações simples seus custos serão reduzidos, e você poderá investir os recursos na melhoria do consultório.

E se você, dentista, não sabe como criar um sistema eficiente de controle de estoque, fale conosco. Nós iremos lhe oferecer metodologia e ferramentas que permitirão uma administração de materiais eficiente, garantindo o controle de custos e uma situação financeira saudável para o seu consultório.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!