Valor e preço são coisas diferentes

Valor e Preço - Fábio IwakuraVocê saberia me dizer qual o preço dos seus serviços? Certamente sim. E o valor dos seus serviços, você sabe? Bom, aí é uma outra história. Isso porque preço e valor são coisas completamente diferentes!

Sob a ótica do cliente, preço é custo. E valor, é benefício. Explico: preço é o valor monetário que o seu cliente precisa desembolsar para adquirir os seus serviços. Ou seja, é a quantia que ele paga para ter direito ao seu tratamento dentário. Se o seu tratamento ortodôntico custa R$ 2.500,00, esse é o preço a ser pago pelo seu paciente.

 

Já o valor se refere ao conjunto de benefícios que o seu cliente recebe pela aquisição dos seus serviços. É aquilo que ele ganha por ter pago o seu serviço. No caso do tratamento ortodôntico, o valor (benefício) é um sorriso perfeito, dentes alinhados, auto estima elevada.

 

Valor é aquilo que de positivo existe em seus serviços e que é, efetivamente, percebido pelo cliente. De nada adianta você afirmar ao seu paciente os benefícios dos seus serviços se isso não é percebido por ele.

 

Voltemos a definição de valor: valor é o conjunto de benefícios gerados pelo seu serviço e que são percebidos pelo seu cliente. Podemos enxergar benefícios em um serviço odontológico de inúmeras maneiras. Se eu trabalho o dia inteiro durante a semana e só tenho tempo para ir ao dentista aos sábados à tarde, e o meu dentista me atende nesse período, eu enxergo aí um benefício importante para mim. Se o consultório do meu dentista está localizado no centro da cidade, porém disponibiliza aos seus clientes um amplo estacionamento exclusivo, percebo aí outro benefício. Se o meu dentista parcela o preço do meu tratamento em dez dezes no cartão de crédito, está aí outro benefício.

 

Quanto mais benefícios você agrega aos seus serviços, mais valor você oferece ao seu cliente. E quanto mais valor o seu cliente percebe, menos sensível ao preço ele fica. O resumo da ópera: quanto mais valor no seu serviço, menos barganha por preço e mais rentabilidade para você.

Se este tema foi interessante para você e precisa de ajuda para melhorar este ponto e outros de seu interesse, clique abaixo e conheça a Consultoria Express!