Investindo em consultoria de marketing para alavancar o seu negócio!

idea-520x340Muitos empresários ainda desconhecem o verdadeiro papel do consultor de marketing. O consultor de marketing deve ser o agente de mudanças dentro de uma organização. Ele tem a missão de auxiliar o empresário não só na solução de problemas mas, sobretudo, no atingimento dos objetivos comerciais da empresa. Utilizando-se de seus conhecimentos e experiência na área de marketing e vendas e de suas técnicas e metodologias de trabalho, o consultor de marketing tem o papel de ser o agente de desenvolvimento da organização.

Cabe a ele identificar, diagnosticar, estudar e propor soluções a problemas comerciais e de marketing das empresas. Por ser um profissional que necessita de constante atualização, o consultor tem acesso a informações, tendências e inovações que muitas vezes não estão disponíveis ao empresário. O consultor precisa saber enxergar oportunidades onde os outros vêem problemas.

Embora existam empresários que afirmam não praticarem o marketing em seus negócios, com toda a tranqüilidade eu vos digo que não há uma única empresa que não o faça. Isso acontece porque muitos confundem marketing com propaganda e publicidade. E na realidade, marketing vai além dessas ações de comunicação. As organizações praticam o marketing quando padronizam a identidade visual de sua loja; quando treinam seus funcionários para um melhor atendimento ao cliente; quando estudam seus concorrentes; quando escolhem o seu ponto de venda; quando negociam com seus fornecedores e distribuidores; quando fazem promoções de seus produtos; quando se relacionam com seus consumidores. Tudo isso é marketing.

E qual o empresário que não desenvolve essas atividades? Muitas empresas procuram por consultores de marketing quando enfrentam problemas em seus negócios, como queda nas vendas, perda de participação de mercado, redução de faturamento e acirramento da concorrência, entre outros. Ou seja, muitos empresários enxergam nos consultores um bombeiro com a missão de apagar incêndios, ou solucionar problemas.

Na realidade, a consultoria tem um propósito ainda mais abrangente e de cunho profilático. As organizações devem procurar pelos serviços de consultoria de marketing para auxiliá-las no desenvolvimento do seu planejamento estratégico, na definição de estratégias de marketing e na execução de ações de comunicação. Este profissional, utilizando-se de suas habilidades e competências, tem a capacidade de propor melhorias, explorar oportunidades, alavancar os negócios e tornar a empresa ainda mais competitiva.

O que estou querendo dizer é que os empresários devem contar com os serviços do consultor de marketing não só em épocas turbulentas, mas sobretudo em épocas de calmaria. Isso porque o mercado muda constantemente, e quando isso acontece, as organizações devem estar preparadas. Os empresários devem considerar o consultor como um verdadeiro conselheiro de seu negócio. Assim como não podemos procurar um médico apenas quando estamos nos sentindo mal, o empresário não deve esperar por uma crise para contratar um consultor. Por mais empreendedores e competentes que sejam, nem sempre os empresários conseguem enxergar e perceber tudo o que se passa em sua empresa e em seu ambiente de negócios. Aí é que entra o trabalho do consultor.

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